Guia Verde de Coimbra | Turismo Sustentável
Por locais, para visitantes e turistas!
Descobre a alma de Coimbra, preservando-a!
“NY Times apaixona-se pela cidade de Coimbra”. Como não?
Em 2025, o New York Times destacou Coimbra como um destino imperdível. Uma cidade repleta de alma, história e encanto, agora amplamente reconhecida. Mas com a “fama” vem um desafio: preservar a vivência local e minimizar os efeitos do turismo excessivo, como a gentrificação e impactos negativos para residentes, pequenos negócios, comércios e tradições locais, paisagem urbana e até mesmo a fauna e flora.
Um guia para turistas no combate à turistificação pode parecer contraditório. No entanto, partimos da consideração de que, num contexto globalizado, é natural e inevitável o fluxo de pessoas, assim como a curiosidade e o desejo de explorar. Ao contrário de outros guias, este não tem como objectivo atrair mais pessoas mas sim permitir que, quem visita Coimbra, o possa fazer com consciência do impacto das suas escolhas e com possibilidade de optar por alternativas.
1. Como viajar?
Garantir uma viagem mais sustentável começa com um bom planeamento e com o próprio transporte!
Transporte público: privilegia autocarros, comboios ou boleia partilhada: Coimbra está bem ligada por redes de transporte público inter e intra cidades, dentro de Portugal e com o resto da Europa Continental.
→ Em Coimbra está a nascer uma nova mobilidade através da implementação de um novo sistema de transporte público - o Metrobus (sabe mais em www.metromondego.pt
2. Quando Visitar?
Evita a alta temporada turística para preservar a cidade e teres uma experiência mais próxima e intimista.
A primavera e o outono são épocas ideais para visitar, com temperaturas amenas e menos multidões. A cidade fica especialmente bonita, com as flores da primavera e os tons quentes do outono.
→ Embora seja tentador aproveitar promoções de última hora, essas visitas inesperadas, com grande afluência de pessoas em busca da oportunidade, acabam muitas vezes por resultar em impactos negativos nos locais visitados. Planeia a tua viagem com antecedência, para que possas explorar vários lugares com calma, conferindo mais significado à experiência e recursos que consome.
3. Onde Dormir?
Evita Airbnb e “Alojamento Local”, especialmente em zonas centrais, históricas e gentrificadas. Embora possam parecer opções convenientes, a crescente procura turística tem levado à conversão de habitação residencial em alojamento turístico, contribuindo para a expulsão de moradores, comércios e outras entidades locais.
Se as pessoas de Coimbra não puderem viver na cidade e os espaços de expressão cultural e patrimonial não tiverem lugar - o que restará dela?
Se tiveres possibilidade de te deslocar considera opções fora do centro urbano!
4. O que Visitar?
Foge das lógicas mainstream: explora Coimbra para além dos locais turísticos habituais, preferindo experiências ao ar livre:
5. Cena Cultural
Descobre e apoia iniciativas culturais pela cidade: música, teatro, dança, exposições, atividades para todas as idades e preferências, mais tradicionais ou contemporâneas, através de sites como:
coimbracoolectiva.pt/agenda-cultural
viralagenda.com/pt/coimbra
agenda.coimbra.pt
Queres sugestões nossas?
6. Onde Comer?
Aconselhamos espaços alinhados com valores de sustentabilidade e/ou respeito a demais seres vivos.
O Burrito: cozinha 100% vegetal com burritos, quesadillas, nachos e outras ofertas, tudo feito de raiz!
A Cozinha Consciente: alimentação vegetal de agricultura biológica, com base na filosofia Macrobiótica.
GreenSide: opções vegetarianas e veganas que variam diariamente, a um preço acessível!
Coisas da Lena: espaço pequeno e acolhedor com um atendimento atencioso e personalizado! Pede a sugestão vegana do dia!
Taj Indian Punjabi: restaurante simpático com diversas opções veganas assinaladas no menu.
Oak: se queres provar a famosa francesinha, mas numa versão mais saudável e 100% vegetal! Explora também as outras opções do menu.
Nau Coffee: a especialidade é o café! Ideal para pequeno-almoço ou lanche, com opções veganas.
Epicura: cerveja local, artesanal e companhia! Pede hummus para acompanhar.
Pet&Tea: espaço para tomar chás, batidos, café e também fazer as refeições do dia! Mas a parte melhor? Acolhe gatos desabrigados que estão disponíveis para adoção e muito carinho.
7. Mercearias
Evita grandes supermercados, prioriza pequenos comércios!
Mercado Municipal D. Pedro V: aqui podes comprar alimentos frescos e de produção local, sobretudo ao sábado, e aproveita para explorar o renovado espaço de restauração.
Mercado do Calhabé: com um forte compromisso com a sustentabilidade, aqui encontras produtos hortícolas biológicos e de produção local.
Pequenas mercearias: podes encontrá-las um pouco por toda a cidade! São pequenos comércios, tradicionais e cheios de personalidade, que providenciam frescos e outros produtos base.
Mercearia Green2You e Mercearia Sustento: são duas mercearias a granel com produtos biológicos, locais e com compromisso sustentável. O convite é que compres só o que realmente precisas, diminuindo o desperdício alimentar. Nestas mercearias encontras mercearia a granel, refeições congeladas vegan, pão de massa mãe, café, acessórios zero waste, cosméticas sólida e detergentes a granel.
8. “Souvenirs”
Artesanato Local: Maripôsa, Bel-Mira.Terracota
Loja do Pátio: Cerâmicas, tricot, crochet, ilustrações, etc.
Carlos Tomás Cerâmicas de Coimbra: louças, cerâmicas e outras peças pintadas minuciosamente à mão com motivos que remetem ao quotidiano português e conimbricense.
Ilustrações ao Vento: peças de ilustração únicas, feitas com “muito amor e muito vento”. Recordação ideal para simbolizar a mudança constante que atravessa a nossa vida (inclusive através das viagens que fazemos).
Na Green2You e SUSTENTO: Produtos de bem estar e cosmética sólida natural de produção local, adequadas para te acompanhar numa viagem mais consciente e um dia-a-dia mais sustentável.
Feiras e Mercados periódicos: Feira Sem Regras, Feira de Velharias, Feira de Artesanato Urbano, Mercadinhos da Margem Esquerda, Coimbra Vegan Market, Coimbra Hype Market… para surpresas únicas!
Super Dicas
Participa e dá de volta: envolve-te em actividades como voluntariado local, apoia associações da cidade ou simplesmente procura conhecer melhor os desafios que ela (e quem nela vive) enfrenta.
Interage de forma positiva! Respeita as pessoas locais e evita comportamentos que possam causar desconforto — como tirar fotografias sem consentimento ou fazer barulho em zonas residenciais.
Absorve, deixa-te envolver — sem fetichizar costumes ou modos de vida. Relaciona-te de forma honesta com quem é daqui (as pessoas que quiserem, claro!). Podes vir a descobrir espaços e histórias que nunca aparecerão nos roteiros.
Adequa a visita a ti. Vive a cidade ao teu modo único! O turismo “mainstream” tende a homogeneizar as experiências culturais... Queres mesmo viver exatamente o que todas as outras pessoas vivem?
Leva algo, mas deixa algo também (sem deixar lixo!): às vezes o mais bonito que levamos é aquilo que ajudamos a cultivar — uma conversa, um gesto, uma presença atenta.
E já agora: não te limites pelos guias! Guia-te instintivamente, organicamente — os nossos passos espontâneos e incertos garantem experiências verdadeiramente marcantes e irrepetíveis.
Vemo-nos por aí!
Se tens sugestões para este guia sustentável entra em contacto connosco!