Guia Verde de Coimbra | Turismo Sustentável

Por locais, para visitantes e turistas!

Desenvolvido por Ana Reis, Licenciada em Sociologia com Menor em Economia pela FEUC, com apoio e colaboração da Green2You

Na Green2You dedicamo-nos a promover práticas quotidianas mais conscientes: oferecemos produtos a granel, frescos de produção local, cosmética natural e artesanal, detergentes ecológicos, alternativas reutilizáveis e biodegradáveis e outros itens que remetem à sustentabilidade. Com um forte compromisso com a comunidade e o meio ambiente, defendemos o consumo local, responsável, sempre com sensibilidade social. Fazemos parte da cidade e ela faz parte de nós!

Queremos participar ativamente no processo de cuidado e preservação da nossa amada Coimbra por isso, neste guia urbano, exploramos e sugerimos modos de visitar e viver a cidade com mais respeito pelos espaços, pelas pessoas e pelo que é local, evitando reforçar dinâmicas de turistificação, gentrificação e esvaziamento cultural. O objectivo não é atrair visitantes, mas sim oferecer alternativas viáveis à lógica turística convencional — promovendo escolhas mais sustentáveis, inclusivas e enraizadas na realidade quotidiana da cidade. Porque também nas cidades é possível viajar com leveza!

Descobre a alma de Coimbra, preservando-a!

David Abrantes | Flickr

“NY Times apaixona-se pela cidade de Coimbra”. Como não? 

Em 2025, o New York Times destacou Coimbra como um destino imperdível. Uma cidade repleta de alma, história e encanto, agora amplamente reconhecida. Mas com a “fama” vem um desafio: preservar a vivência local e minimizar os efeitos do turismo excessivo, como a gentrificação e impactos negativos para residentes, pequenos negócios, comércios e tradições locais, paisagem urbana e até mesmo a fauna e flora.

Um guia para turistas no combate à turistificação pode parecer contraditório. No entanto, partimos da consideração de que, num contexto globalizado, é natural e inevitável o fluxo de pessoas, assim como a curiosidade e o desejo de explorar. Ao contrário de outros guias, este não tem como objectivo atrair mais pessoas mas sim permitir que, quem visita Coimbra, o possa fazer com consciência do impacto das suas escolhas e com possibilidade de optar por alternativas.

Definimos alguns princípios para a construção de um guia turístico que não estimula a turistificação e gentrificação:

*Dar preferência à mobilidade sustentável;
*Evitar recomendação de locais populares e facilmente acessíveis via motores de busca convencionais;
*Valorizar espaços em risco de gentrificação e especulação imobiliária;
*Promover alimentação local e sazonal;
*Prezar por opções acessíveis e que não dependem unicamente do turismo para existir;
*Valorizar artesanato e comércio justo;
*Apoiar iniciativas culturais, independentes, autogeridas, sociais, …
*Criar oportunidades de envolvimento com a comunidade, a partir da mutualidade, consideração e respeito;
*Estar em contínua construção através de um processo colaborativo com as comunidades locais!

“Não é por Aí!” foi elaborado por locais, sem interesse comercial por trás, com o único propósito de contribuir para a preservação da cidade da qual fazemos parte. Queremos propor um turismo que, mesmo sendo uma actividade de passagem, possa deixar raízes: não porque transforma o lugar, mas porque respeita e se deixa transformar por ele. Para isso, vamos dar dicas para um turismo de impacto reduzido, enquanto tentamos responder a questões que surgem quando planeamos uma viagem:

1. Como Viajar?
2. Quando Visitar?
3. Onde Dormir?
4. O que Visitar?
5. Cena Cultural
6. Onde comer?
7. Mercearias
8. “Souvenirs”

1. Como viajar? 

Garantir uma viagem mais sustentável começa com um bom planeamento e com o próprio transporte!

Transporte público: privilegia autocarros, comboios ou boleia partilhada: Coimbra está bem ligada por redes de transporte público inter e intra cidades, dentro de Portugal e com o resto da Europa Continental. 

→ Em Coimbra está a nascer uma nova mobilidade através da implementação de um novo sistema de transporte público - o Metrobus (sabe mais em www.metromondego.pt

Entre cidades:
www.rede-expressos.pt
www.flixbus.pt
www.cp.pt

Micro Mobilidade:
Podes encontrar trotinetes e bicicletas elétricas um pouco por toda a cidade! Descarrega a app, “move-te” e encontra estacionamento com facilidade.

A pé ou de bicicleta se és mais aventureiro! Portugal é um país pequeno que pode ser explorado percorrendo os trilhos que acompanham a costa, à beira mar, ou através de aldeias típicas, que são uma autêntica viagem “às origens”.

Oficina na Baixa: faz reparação, manutenção e aluguer de longa duração de bicicletas. Também organiza passeios e outras actividades recreativas. Fomenta laços e projetos que consideram vínculos de base afetiva, local e comunitária.

Trouxa Bicla: é uma loja/oficina de bicicletas que promove o ciclismo urbano com o intuito de deitar por terra a ideia de que a nossa cidade é inimiga da bicicleta, procurando dar a conhecer as ciclovias da cidade e organizando passeios em grupo, definindo rotas culturais.

Recursos e Aplicações para trilhos: 
Trilhos & Caminhadas
Walkbox
AllTrails
Komoot

Grandes Caminhos e Trilhos na zona:
Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto:
entre paisagens deslumbrantes de montanha, cascatas escondidas e aldeias pitorescas, a Serra da Lousã e as Aldeias do Xisto ficam a cerca de 30 a 40 km de Coimbra. É uma excelente opção para um passeio de um dia a partir da cidade, com fácil acesso de carro ou autocarro e uma oportunidade incrível de conectar-se com a natureza e a cultura local.

Caminho Português de Santiago:
O Caminho Português de Santiago oferece uma jornada espiritual e cultural, repleta de história e paisagens encantadoras. Partindo de várias cidades portuguesas, incluindo Coimbra, esta rota leva peregrinos por aldeias pitorescas, campos verdejantes e monumentos históricos até Santiago de Compostela.

Rota Carmelita - Caminhos de Fátima:
Percursos percorridos por pessoas peregrinas com destino ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado na Cova da Iria, em Fátima. São 111km a partir de Coimbra! 

2. Quando Visitar? 

Evita a alta temporada turística para preservar a cidade e teres uma experiência mais próxima e intimista.

A primavera e o outono são épocas ideais para visitar, com temperaturas amenas e menos multidões. A cidade fica especialmente bonita, com as flores da primavera e os tons quentes do outono. 

→ Embora seja tentador aproveitar promoções de última hora, essas visitas inesperadas, com grande afluência de pessoas em busca da oportunidade, acabam muitas vezes por resultar em impactos negativos nos locais visitados. Planeia a tua viagem com antecedência, para que possas explorar vários lugares com calma, conferindo mais significado à experiência e recursos que consome.

3. Onde Dormir? 

Evita Airbnb e “Alojamento Local”, especialmente em zonas centrais, históricas e gentrificadas. Embora possam parecer opções convenientes, a crescente procura turística tem levado à conversão de habitação residencial em alojamento turístico, contribuindo para a expulsão de moradores, comércios e outras entidades locais. 

Se as pessoas de Coimbra não puderem viver na cidade e os espaços de expressão cultural e patrimonial não tiverem lugar - o que restará dela?
Se tiveres possibilidade de te deslocar considera opções fora do centro urbano!

Com Responsabilidade Ambiental*:
Hotel Vitória, Oryza Guest House & Suites, Hotel Rural Quinta da Conchada, Mountain Whisper, Cerdeira - Home for Creativity, Vumba Agroturismo, Hotel Oslo, ...
* pesquisa, pergunta diretamente à acomodação e faz escolhas informadas.

Serenata Hostel:
um charmoso hostel, no centro histórico da cidade. Uma opção mais acessível e que aceita animais de estimação!

Parque de Campismo:
Coimbra Camping & Bungalows

Autocaravanas:
além do parque de campismo e alguns espaços pagos,podes permanecer até 24h numa área de serviço para caravanas no Parque Verde da Cidade de Coimbra, junto ao Clube Naval e ao rio Mondego - uma localização privilegiada para visitar a cidade.

4. O que Visitar? 

Foge das lógicas mainstream: explora Coimbra para além dos locais turísticos habituais, preferindo experiências ao ar livre:

Caminhadas urbanas: explora as ruas, praças históricas organicamente e a pé! 

Explora livremente ou contrata guias locais, que sejam da região e/ou tenham preocupações sociais e ambientais.

Universidade de Coimbra: visita as redondezas e aprecia a arquitetura! Conhece mais sobre a sua história, mas não te esqueças: estudantes, docentes e outras pessoas funcionárias estão ali a estudar, trabalhar e encarar as peripécias do dia-a-dia, Respeita o seu espaço. Não lhes tires fotografias.

Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: para relaxar e aprender sobre a flora local! Faz ligação entre a zona da Universidade e o Parque Verde do Mondego, através de um fresco canavial.

Exploratório - Centro da Ciência Viva da UC: é um espaço de promoção da ciência e da cultura científica, com atividades destinadas a todos os públicos, excelente para um dia dedicado a toda a família! Cercado por um lindo parque, que se enfeita em cada estação.

Parque Verde do Mondego: passeia junto ao rio, faz um piquenique, ou mesmo um Passeio de Caiaque no Rio Mondego para explorar as margens do rio, com vista privilegiada para a cidade.

Parque Manuel Manuel Braga: ideal para um final de tarde junto ao rio!

Mata Nacional do Choupal: encontra um refúgio natural à porta de Coimbra, perfeito para caminhadas serenas, passeios de bicicleta e momentos de contemplação: aproveita para parar e planear os próximos dias!

Mata do Vale das Canas: boas condições para o desporto e lazer, mas também para perceber a importância da biodiversidade, sobretudo focada na preservação de espécies autóctones. 

Seminário Maior: uma das mais privilegiadas vistas do pôr-do-sol em Coimbra! Tem um quiosque com serviço de café e um baloiço “instagramável”.

Praias fluviais: Praia Fluvial de Rebolim e Praia Fluvial de Palheiros e Zorro

5. Cena Cultural

Descobre e apoia iniciativas culturais pela cidade: música, teatro, dança, exposições, atividades para todas as idades e preferências, mais tradicionais ou contemporâneas, através de sites como:
coimbracoolectiva.pt/agenda-cultural
viralagenda.com/pt/coimbra
agenda.coimbra.pt

Queres sugestões nossas?

Livraria Faz de Conto: uma livraria especial onde as estórias permitem viajar para mundos distantes! Pretende inspirar quem gosta de ilustração e literatura para a infância. Organiza regularmente sessões de histórias e workshops para crianças e adultos.

Salão Brazil: emblemática sala de espetáculos na baixa de Coimbra.

Atelier A Fábrica: espaço polivalente de arte e cultura.

Liquidambar: programação diversa e jam session às quartas.

A Camponeza: se te parece bem combinar vinhos com arte! A playlist é sempre uma surpresa.

A Casa da Esquina: associação cultural com formações, residências artísticas, debates, exposições, espaço de criação, entre outros.

Convento São Francisco: espaço de congressos e cultura com programação diversa.

Casa das Artes Bissaya Barreto: espaço multifacetado que recebe espetáculos, exposições, performance, residências artísticas, …

Centro Cultural Penedo da Saudade: agenda cultural variada de concertos, conferências, exposições e atividades artísticas permanentes.

Teatrão: companhia de teatro profissional, que se aproxima das comunidades e territórios a partir de práticas inclusivas.

Pinga Amor: bar com uma decoração inusitada, para tomar uma cerveja no final do dia num ambiente alternativo, punk e rock.

6. Onde Comer? 

Aconselhamos espaços alinhados com valores de sustentabilidade e/ou respeito a demais seres vivos.

O Burrito: cozinha 100% vegetal com burritos, quesadillas, nachos e outras ofertas, tudo feito de raiz!

A Cozinha Consciente: alimentação vegetal de agricultura biológica, com base na filosofia Macrobiótica.

GreenSide: opções vegetarianas e veganas que variam diariamente, a um preço acessível!

Coisas da Lena: espaço pequeno e acolhedor com um atendimento atencioso e personalizado! Pede a sugestão vegana do dia!

Taj Indian Punjabi: restaurante simpático com diversas opções veganas assinaladas no menu. 

Oak: se queres provar a famosa francesinha, mas numa versão mais saudável e 100% vegetal! Explora também as outras opções do menu.

Nau Coffee: a especialidade é o café! Ideal para pequeno-almoço ou lanche, com opções veganas.

Epicura: cerveja local, artesanal e companhia! Pede hummus para acompanhar.

Pet&Tea: espaço para tomar chás, batidos, café e também fazer as refeições do dia! Mas a parte melhor? Acolhe gatos desabrigados que estão disponíveis para adoção e muito carinho.

Mercearia Sustento

7. Mercearias

Evita grandes supermercados, prioriza pequenos comércios!

Mercado Municipal D. Pedro V: aqui podes comprar alimentos frescos e de produção local, sobretudo ao sábado, e aproveita para explorar o renovado espaço de restauração.

Mercado do Calhabé: com um forte compromisso com a sustentabilidade, aqui encontras produtos hortícolas biológicos e de produção local.

Pequenas mercearias: podes encontrá-las um pouco por toda a cidade! São pequenos comércios, tradicionais e cheios de personalidade, que providenciam frescos e outros produtos base.

Mercearia Green2You e Mercearia Sustento: são duas mercearias a granel com produtos biológicos, locais e com compromisso sustentável. O convite é que compres só o que realmente precisas, diminuindo o desperdício alimentar.  Nestas mercearias encontras mercearia a granel, refeições congeladas vegan, pão de massa mãe, café, acessórios zero waste, cosméticas sólida e detergentes a granel.

Sustento

8. “Souvenirs”

Artesanato Local: Maripôsa, Bel-Mira.Terracota

Loja do Pátio: Cerâmicas, tricot, crochet, ilustrações, etc.

Carlos Tomás Cerâmicas de Coimbra: louças, cerâmicas e outras peças pintadas minuciosamente à mão com motivos que remetem ao quotidiano português e conimbricense.

Ilustrações ao Vento: peças de ilustração únicas, feitas com “muito amor e muito vento”. Recordação ideal para simbolizar a mudança constante que atravessa a nossa vida (inclusive através das viagens que fazemos).

Na Green2You e SUSTENTO: Produtos de bem estar e cosmética sólida natural de produção local, adequadas para te acompanhar numa viagem mais consciente e um dia-a-dia mais sustentável.

Feiras e Mercados periódicos: Feira Sem Regras, Feira de Velharias, Feira de Artesanato Urbano, Mercadinhos da Margem Esquerda, Coimbra Vegan Market, Coimbra Hype Market… para surpresas únicas!

Super Dicas

Participa e dá de volta: envolve-te em actividades como voluntariado local, apoia associações da cidade ou simplesmente procura conhecer melhor os desafios que ela (e quem nela vive) enfrenta.
Interage de forma positiva! Respeita as pessoas locais e evita comportamentos que possam causar desconforto — como tirar fotografias sem consentimento ou fazer barulho em zonas residenciais.
Absorve, deixa-te envolver — sem fetichizar costumes ou modos de vida. Relaciona-te de forma honesta com quem é daqui (as pessoas que quiserem, claro!). Podes vir a descobrir espaços e histórias que nunca aparecerão nos roteiros.
Adequa a visita a ti. Vive a cidade ao teu modo único! O turismo “mainstream” tende a homogeneizar as experiências culturais... Queres mesmo viver exatamente o que todas as outras pessoas vivem?
Leva algo, mas deixa algo também (sem deixar lixo!): às vezes o mais bonito que levamos é aquilo que ajudamos a cultivar — uma conversa, um gesto, uma presença atenta.
E já agora: não te limites pelos guias! Guia-te instintivamente, organicamente — os nossos passos espontâneos e incertos garantem experiências verdadeiramente marcantes e irrepetíveis.

Vemo-nos por aí!

Se tens sugestões para este guia sustentável entra em contacto connosco!

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra

partilha este guia com alguém que vai adorar visitar Coimbra